Notícias SAÚDE & NUTRIÇÃO

05/04 ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

 

No próximo dia 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde, e essa data nos convida a refletir e buscar alternativas para melhoria de saúde da população. Afinal, existe saúde sem uma boa nutrição?

 

Como diz um velho ditado popular: “Você é o que você come”, a frase nos faz lembrar de que a alimentação diz muito sobre a nossa saúde, e sobre como ficaremos no futuro; Chega ser um convite a repensar nossos hábitos alimentares. Como é que estamos nutrindo nosso corpo?

 

A vida moderna, a rotina de trabalho, a facilidade ao acesso a fast foods, entre outras coisas, diminuiu o tempo e a preocupação da população, com a própria alimentação, de tal modo, que os ultra processados, industrializados e ricos em conservantes, transformaram-se em hábitos, roubando lugar do in natura, do caseiro e do saudável, e isso gera desequilíbrio na oferta de nutrientes e a ingestão excessiva de calorias pela população, fato que explica o resultado de uma pesquisa do IBGE, que indica 56,2% dos brasileiros em sobrepeso.

 

O consumo balanceado de alimentos é um dos principais pilares para uma boa saúde. Uma nutrição inadequada abre possibilidade para o aparecimento de diversas doenças, distúrbios, e está associada à evolução de doenças crônicas, como a hipertensão e diabetes.

 

Entretanto, também é certo dizer que estamos num momento onde há uma crescente preocupação com o corpo e com a saúde, impulsionados pelo mercado fitness e por redes sociais. Todavia, grande parte dos brasileiros ainda desconhecem os malefícios de uma má alimentação e o que fazer para mudar.

 

A mudança é necessária e para isso, é importante saber que os alimentos e nutrientes tem funções especificas e fundamentais no nosso corpo, e é por isso que não devemos restringir da nossa alimentação, nenhum  dos três grupos alimentares, Energéticos, construtores e os reguladores.

 

Os alimentos pertencentes ao grupo dos energéticos são considerados como uma espécie de combustível para o organismo. São encontrados nos cereais, açúcares, mel, gorduras e frituras. Quando consumidos em excesso são armazenados no fígado e no músculo sob a forma de glicogênio.

 

Já os alimentos construtores, são responsáveis pela formação de novos tecidos, e tem papel fundamental no sistema imunológico. São encontrados nas carnes, ovos, leites e derivados; quando alimentos ricos em proteínas são consumidos em excesso, são depositados no tecido adiposo sob a forma de ácidos graxos e glicose.

 

Os alimentos reguladores têm a função de fornecer elementos que auxiliam as várias funções normais do metabolismo orgânico como as vitaminas, minerais e fibras alimentares. Estes elementos estimulam e controlam as trocas e processos nutritivos do organismo. São fontes de alimentos reguladores, as frutas, hortaliças e cereais.

 

Todavia, o sucesso de uma boa saúde não depende só de manter a ingestão frequente dos três grupos alimentares, se faz necessário também a pratica regular de atividade física, a ingestão de bastante líquido, especialmente água pura e reconhecer as necessidades de cada fase do nosso corpo. Para isso, o profissional nutricionista poderá auxiliar a equilibrar a quantidade e qualidade da alimentação que cada um necessita.

 

Matéria: Lais Ferreira Lima