Fonte: Freepik
De acordo com a Definição da ANVISA (Agência Nacional de Segurança Alimentar), alimentos seguros são os produtos obtidos, conservados, transportados, expostos à venda ou consumo e preparados em condições que garantam o controle de perigos e agentes de doenças ao homem. Ou seja, que não apresentam riscos de causar danos à saúde do consumidor.
Para que isso ocorra é preciso garantir que todas as etapas do processo produtivo destes alimentos, desde a produção no campo até a mesa do consumidor seja feita adotando-se técnicas e práticas de segurança alimentar.
Alimentação saudável é aquela baseada em Alimentos in natura e minimamente processados, devemos evitar os alimentos processados e não fazer uso de Produtos Ultraprocessados, pois é imitação de comida, muito associado ao desenvolvimento de doenças como Câncer e Obesidade.
A escolha certa dos alimentos, associados a outros hábitos saudáveis como a prática de exercícios físicos diários, é o que vai ajudar a garantir uma vida mais saudável e longa para todos.
Ter conhecimento da composição dos alimentos que consumimos é um passo importante de uma alimentação leve e saudável. Ler os rótulos é um primeiro passo para saber o que estamos levando para casa, nele encontramos os ingredientes que compõe o produto, a data de validade e informações nutricionais. O ideal é não ficar atenta somente ao valor calórico do produto, mais sim verificar as quantidades de todos os nutrientes e ficar atenta a lista de ingredientes e aditivos para optar por alimentos mais saudáveis. Quanto mais ingredientes naturais identificarmos no rótulo melhor é o produto.
Pequenas regras para tornar sua alimentação mais saudável:
Supervisora Operacional e Nutricionista da Tempero Certo: Béatrice Jeanne Métral
Fonte de pesquisa: