Notícias SAÚDE & NUTRIÇÃO

16/12 Festas de Final do Ano

Fonte: Freepik

 

Final de Ano se aproximando e as preocupações em manter uma dieta saudável neste período aumentam devido as tentações e quitutes em festas e comemorações tão esperadas, o Natal e o Ano Novo.

 

Normalmente nessas datas festivas são consumidos alimentos extremamente calóricos, ricos em gorduras e açúcares. E para não extrapolarem e depois se arrepender dos “pecados” cometidos, vamos dar algumas dicas de como é possível realizar uma ceia de natal e Ano Novo mais saudável e com opções mais lights.

 

Na ceia de natal temos as carnes mais tradicionais consumidas, mas qual a diferença entre o tender, o lombo, o chester, o peito de peru e o pernil?


- Tender: carnes nobres suínas selecionadas, processadas e defumadas com madeiras especiais para perfumar a carne. Riquíssimas em sódio (sal).
- Lombo: carne suína branca, mais fibrosa e menos suculenta que as demais. Apresenta baixíssima taxa de gordura.
- Chester: é uma superave, ou seja, um frango muito maior que o convencional. Apresenta mais gorduras do que o peru e uma quantidade menor de proteínas.
- Peito de peru: é uma das alternativas menos calóricas (quando removida a pele). É uma das carnes mais magras e com uma maior quantidade de proteínas.
- Pernil suíno ou de vitelo: são bem saborosos, pois apresentam uma concentração maior de gorduras, e por isso são mais calóricos. Podem ser servidos com ou sem osso.

 

Procure fazer mais assados e grelhados do que os fritos. O Peru tende a ser menos gorduroso do que o Tender e o Pernil.

 

Saladas: Opte pelas opções que tem menos molhos e cremes. Capriche nas quantidades das saladas pois as fibras tem papel fundamental na sensação de saciedade, saúde intestinal e gorduras.

 

Cereais: Mesmo não sendo os integrais, você ainda assim deve consumi-los. Um pouquinho das suas comidinhas preferidas não tem problema, mas procure não exagerar nas porções e não repita o prato.

 

Sobremesa: Opte pelas frutas típicas desta fase do ano, tais como, maças, uvas, abacaxi e frutas secas (ex: Damasco). Além de ser saudáveis são ótimas opções de sobremesa mais leve.

 

Bebidas Alcoólicas: Evite ao máximo o consumo das bebidas alcoólicas. Elas são calóricas, sem nutrientes, facilitam a retenção hídrica (inchaço) e ainda aumentam as gordurinhas do seu corpo.

Se for imprescindível tomar, sempre intercale com bastante água, e ainda assim, cuide para não extrapolar nas quantidades. O vinho e o champagne são ótimas pedidas, o champagne por ser uma das bebidas alcoólicas menos calóricas e o vinho por ter propriedades antioxidantes em sua composição. Cada grama de álcool tem sete calorias, enquanto um grama de proteínas ou de carboidratos tem quatro calorias.

 

Deu para perceber que é possível manter, na medida do possível, uma alimentação saudável nas festas de fim de ano, não é mesmo? O equilíbrio é a palavra-chave e sempre que tiver uma opção mais leve opte por ela.

 

 

Nutricionista Giovana Servija