Foto: iStock
As flores além de apresentarem beleza, perfume e cor, trazem sabor e satisfação para as pessoas, por meio de seu requinte.
Utilizadas cada vez mais na gastronomia mundial, tanto para decoração, como podem servir de ingredientes para receitas culinárias.Pratos como saladas, chás, ornamentar pratos, doces, bolos, e principalmente xaropes e geléias.
Na alimentação dos brasileiros, as flores comestíveis mais consumidas são as alcachofras, o brócolis e a couve-flor, apesar de muitas vezes serem denominadas de verduras, legumes ou hortaliças.
Além de contarem com sabor que acostuma agradar, trazem benefícios a saúde. A alcachofra por exemplo, é considerada um eficiente auxiliar da digestão. No brócolis encontramos o cálcio que tem o papel importante na formação e manutenção dos ossos e dentes. Já na couve-flor apresenta a Vitamina A e do Complexo B, que ajudam a evita problemas de pele e do aparelho digestivo, e ajuda diminuir queda de cabelo.
Essas flores devem ser preparadas de preferência no vapor para não perder as propriedades nutricionais. Na hora de comprar deve-se atentar a alguns detalhes como: O brócolis devem estar bem verdes, a couve-flor deve ter folhas externas em bom estado, talos firmes e brilhantes, ser uniforme e sem intervalos. No caso da alcachofra recomenda-se escolher as que apresentam talos longos e inflorência firme e bem roxeadas.
Outras flores, apesar de pouco conhecidas são utilizadas principalmente com fins decorativos ou podem também serem consumidas. Algumas delas apresentam benefícios para o nosso organismo.
Mas nem pense em colher as plantas do jardim ou do vaso que enfeitam a mesa da sala, pois podem conter partes venenosas ou ter sido contaminadas de alguma maneira. Devem ser adquiridas em produtores especializados, que cultivem sem o uso de produtos químicos.
Antes de consumi-las é preciso ter certeza que as flores foram bem limpas (devem ser lavadas somente em água limpa), vale usar até um spray, pois são frágeis e machucam com facilidade. Deixem que sequem naturalmente ou coloquem em toalhas de papel.
Separamos algumas flores comestíveis mais populares para mostrar a você quais são seus valores nutricionais e como elas podem ser utilizadas em receitas de dar água na boca.
Rosas: São uma das flores comestíveis mais apreciadas, conferem um sabor doce e agradável, suas pétalas são usadas em doces , chocolates, bolos e outras sobremesas. Uma iguaria refinada e vendida em loja especializadas é a geléia. Seu chá também está relativamente popularizado e é utilizado para tratar gripes , constipações e problemas digestivos.
Capuchinha ou flor de Nastúrcio: Uma das flores mais usadas em restaurantes finos, geralmente em saladas. Tem sabor picante que lembra o agrião, rico em vitamina C, apresenta propriedades digestivos e podem ser tomadas em forma de chá para favorecer o crescimento dos cabelos.
Amor-Perfeito: Conhecida pelo seu alto teor diurético, previne doenças nos rins e os povos da China costumavam emprega-los na prevenção de dores de cabeça.A textura é aveludada e o sabor refrescante e levemente adocicado. Pode ser usada tanto nas saladas como para decorar sobremesas. Hábito muito comum ser utilizado na confecção de doces e tortas de origem francesa.
Hibisco: Considerada uma planta medicinal, é utilizada para fazer chá por apresentar vários benefícios para o organismo. Tem propriedades calmantes, diuréticas, antiespamódicas, é usado como laxante suave, auxilia no combate de radicais livres, age como antioxidante e ajuda a emagrecer. Também é utilizada para fazer xaropes e bebidas alcoólicas. Conta com notas cítricas e frutadas, mas é ligeiramente ácido.
Lavanda: A variedade mais utilizada é a lavanda inglesa, considerada mais doce que as outras, quando secas, é semelhante ao alecrim. Utilizada como especiaria e fica muito bem em cremes, saladas, biscoitos, bolos e pães.
Calêndula: Essa flor já era cultivada na Idade Média, para depois ser submetida a um processo de desidratação, que tornava possível o seu uso como corante em caldos, queijpos, bolos e manteigas. A calêndula apresenta uma cor laranja e amarela, tem um sabor picante, sendo suas pétalas usadas em saladas , arroz e crepes como substituto do açafrão. Apresenta propriedades medicinais e foi utilizada com eficácia durante as guerras civis para tratar ferimentos e infecções, alem disso é muito rico em Vitamina C.
Flor de Abobrinha: São as flores comestíveis mais conhecidas, também chamadas de flor cambuquira. É bastante popular na Itália, rica em Vitamina C, minerais, flavonóides, ácido salicílico e entre outros princípios ativos.Tem variadas utilizações culinárias além de simples decoração: pode ser frita, empanada em farinha e ovo, recheada, incluída em sopas, risotos e saladas.
Outras Flores comestíveis: Além das acima referidas, existem muitas outras flores comestíveis, apreciadas pelas suas cores e sabores característicos.É o caso do Cravo, que apresenta um sabor próximo ao da cebola, da Camomila que é utilizada sobretudo para chás, a Verbena-limão é apreciada como aromatizante de aves, sobremesas, conservas e em licores franceses, Dente-de-leão ficam deliciosos na salada, se você colher as flores jovens e servir logo em seguida. Elas tem um sabor doce, parecido com mel.
Dicas:
Vinagres e azeites podem ser aromatizados com flores, salpique flores em sua salada para ficarem mais coloridas e apetitosas.
Faça cubos de gelo com flores, e para ficar com aspecto mais translúcidos, ferva a água que será usada. Depois espere esfriar para levar ao congelador. Fica lindo servido em drinks e águas aromatizadas.
Nutricionista: Giovana Araújo Servija