Comer com os olhos é uma expressão muito antiga, usada para definir aquele que come além do necessário ou aquele que vê o alimento, mas não pode comer.
Reinventando a expressão, chefes de cozinha usam esse termo para a apresentação dos pratos, acreditam que não adianta a comida estar saborosa se não tiver uma boa apresentação, quando o prato chega até a mesa, o cliente tem que ficar com “água na boca”.
Você sabia que durante as refeições todos os seus sentidos são ativados?
Isso mesmo! Na sequência veremos cada um.
Visão, ao olhar para o alimento, seu cérebro começa a identificar a partir de composição de cores e estruturas, o que lhe esta sendo servido.
Olfato, ao sentir o cheiro você já consegue avaliar se te agrada ou não.
Paladar, identifica se o alimento é doce, salgado, amargo ou ácido.
Tato, permite perceber as sensações do calor e frio, gelado e quente, áspero e liso, duro ou mole, ou seja, percebemos as formas e texturas dos alimentos.
E tão importante quanto a apresentação dos alimentos, o ambiente também tem participação importante no momento das refeições. Um lugar calmo, silencioso e agradável contribui para uma alimentação tranquila, permitindo que você olhe para os alimentos, veja suas cores e sinta sua textura. E muitas vezes evita que você se alimente além do necessário.
Matéria: Caroline Bortoleto