Foto: Freepik
Passada toda agitação das festas de final de ano é chegada à hora da família começar a se organizar para um Novo Ano. A preocupação é geral, porém poucos pais ficam atentos com a base mais importante de todos, a alimentação das crianças e adolescentes, que no período de recesso fogem das regras e fica tudo liberado!
Independente da idade devemos consumir alimentos saudáveis, isso todos nós sabemos, mas o importante é direcionar esses alimentos na hora certa, afinal uma boa alimentação está ligada a qualidade e porção ideal dos alimentos consumidos e não somente as quantidades ingeridas.
Com a rotina agitada, é natural que busquemos facilitar tudo reduzindo principalmente o tempo de dedicação em preparos dos alimentos e o mercado oferece mil e uma opções de industrializados que apresentam soluções rápidas e práticas, uma "vida saudável e feliz".
Engana-se e muito quem compra essa idéia, esses alimentos são produzidos com alto índice de açúcares, sal, óleos, gorduras e ingredientes de uso exclusivo das grandes indústrias, como conservantes, corantes, emulsificantes, entre outros aditivos químicos, que têm como funções realçar a cor, sabor, aroma, textura e estender o prazo de validade.
A dica é ler os rótulos dos alimentos antes de levar pra casa!
Mas para auxiliar nesse momento de adaptação da rotina, segue algumas dicas que ajudaram a voltar tudo ao normal ou até melhor.
Água
Comece pela fundamental e tão esquecida água, que compõe mais da metade do nosso peso e age como veículo no organismo, pois é essencial para transportar alimentos, oxigênio e sais minerais, além de estar presente em todas as secreções (como o suor e a lágrima), no plasma sanguíneo, nas articulações, nos sistemas respiratório, digestivo e nervoso, na urina e na pele.
Refeições
Respeite as três principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar), elas são de suma importância. Se você conseguir incluir o lanche da manhã, da tarde e ceia na alimentação escolar melhor ainda, vale lembrar que os lanches e as ceias não deve compor alimentos formando uma refeição completa, mas sim apenas um complemento da refeição anterior e para a espera da refeição principal que vem a seguir.
Frituras e Doces
Evite frituras e doces em geral, salgadinhos de pacotes, bebidas gaseificas e refrigerantes. Substitua por frutas, salada de frutas e sucos naturais quando possível. Chame a criança para realizar a produção com você, isso estimula a curiosidade e vontade de consumir o alimento que ajudou a preparar.
Quatro Cores
Nas refeições procure compor o prato com no mínimo quatro cores, isso o tornará além de saudável muito atrativo. Lembre-se das saladas!
Não esqueça que os pequenos aprendem mais com nossos exemplos do que com nossas palavras então avalie seus hábitos alimentares também!
Sucesso no retorno as aulas!
Nutricionista: Cristiane Silva