Não podemos negar que comer é um dos maiores prazeres da vida, principalmente durante os dias mais frios! Aliás, o inverno é aquela época do ano em que parece que sentimos mais fome, não é mesmo? E é exatamente durante este período que costumamos ganhar aqueles quilinhos extras. Por esse motivo vamos entender por que sentimos mais fome no inverno.
A explicação é simples, o nosso corpo necessita se manter aquecido para garantir que o organismo mantenha as suas funções básicas, e com isso o nosso corpo acaba gastando mais energia, aumentando as nossas necessidades energéticas e a fome acaba aumentando também por conta disso. Por isso é importante ficar muito atento as nossas escolhas alimentares, pois ao cometer exageros na hora de se alimentar podemos causar sérios danos a nossa saúde e promover o ganho de peso corporal, e para isso separamos algumas dicas para te ajudar:
1. Se estiver difícil comer aquela salada fria, que é tão gostosa no verão experimente preparar sopas, fazer saladas com legumes cozidos (comendo quentinha mesmo) e refogados saborosos, evitando, é claro, a adição de ingredientes gordurosos como o creme de leite e queijos;
2. Com a fruta o raciocínio é parecido. Se a forma crua não está agradando, uma boa alternativa é cozinhá-las no micro-ondas ou no vapor, e consumi-las quentinhas. Uma boa opção é a banana, maçã, pêra, elas ficam muito gostosas quentinha com um pouco de canela;
3. Quando optar por uma bebida apenas para se esquentar, prefira chás ao invés de chocolate quente;
4. Beba sempre muita água;
5. Evite ficar longos períodos de tempo sem comer, isso aumenta a percepção de fome;
6. Não deixe o inverno atrapalhar a sua prática de atividades físicas. Elas são ótimas para o controle do peso, para a saúde em geral e, ainda, ajudam a esquentar o corpo nessa época mais fria.
Matéria: Marília Fornaziero