Notícias

10/02 Vida saudável: O que comer antes, durante e depois de um treino

Fonte: Freepik

 

 

Levar uma vida saudável significa fazer escolhas que resultem em um corpo e em uma mente saudáveis.

 

Ser saudável significa não estar doente. Para levar uma vida saudável, geralmente as pessoas se alimentam bem e praticam atividade física.

 

Para funcionar corretamente, o corpo precisa de nutrientes. Os nutrientes são encontrados nos alimentos, em forma de proteínas, carboidratos, gorduras, minerais, Vitaminas e água. Boas fontes de nutrientes incluem alimentos como, frutas, hortaliça e grãos integrais.

 

Uma alimentação que não inclua comidas saudáveis o suficiente, ou que inclua muitas comidas não saudáveis, pode levar a problemas de saúde como obesidade, diabetes e hipertenso e entre outras doenças.

 

A importância de uma alimentação adequada, antes durante e pós treino, é de extremamente importante. Cada um tem seu Biotipo e objetivo a ser alcançado. E para isso a alimentação tem que ser saudável e de qualidade.

 

Praticar exercícios ajuda na saúde do corpo, pois o mantém ativo. A atividade física fortalece o coração e outros músculos, além de ajudar os sistemas do corpo e emocional.

 

Quem pratica atividade física com certa rotina e disciplina acaba se preocupando com a alimentação, costumo dizer que os três quesitos têm que sempre andar juntos são eles: alimentação, exercícios e um bom descanso para ser ter um grande desempenho. Grandes atletas se passeiam nessa rotina diária constante.

 

Para te ajudar na prática dos exercícios e buscar uma vida mais saudável separei algumas dicas:

 

Antes do treino

É importante consumir de alimentos ricos em carboidratos antes da atividade física como: cereais (arroz, milho, trigo, aveia, centeio, quinoa) e derivados (farinhas e massas como macarrão, pães e biscoitos), tubérculos (batata, mandioca, mandioquinha, inhame), granola, entre outros.

Contudo, dependendo do tempo que você tem antes do treino, prefira:

2 a 3 horas antes do treino: é preferível o consumo das versões integrais (pães, biscoitos, massas, arroz integrais), já que estes são capazes de fornecer energia por um período maior, uma vez que demoram mais tempo para serem digeridos, absorvidos e utilizados como fonte de energia.

30 a 15 minutos antes do treino: preferível o consumo de carboidratos de rápida absorção como arroz branco, pão branco, tapioca, sucos de frutas, mel, que nos fornecem energia mais rapidamente, dando tempo para sua utilização durante o exercício.

 

Durante o treino

O consumo de água é essencial neste período, para manter uma boa hidratação e consequentemente melhor performance.

Somente para exercícios físicos com duração maior que uma hora é necessária a ingestão de alimentos fontes de carboidratos de rápida absorção e de fácil transporte (como sucos, mel, frutas secas) para reposição da energia.

 

Depois do treino

É o momento de recuperação e regeneração da musculatura, sendo necessária a ingestão de alimentos fonte de proteínas, como leite e derivados (nas versões desnatadas), queijos magros, carnes, peixe, ovos e leguminosas (soja, feijão, grão-de-bico, etc).

 

Recentemente descobrimos que meu pai é hipertenso. Foi um susto para família, ele sempre foi sedentário e se alimentava de forma errada, mas com tudo isso que aconteceu que sirva de aprendizado, e estamos de olho sempre que podemos, exames e consultas diária, para que isso não se agrave. O incentivo de fazer exercício físico uma caminha todo os dias e uma alimentação de qualidade.

 

Nutricionista Aline Ap. Sales

Veja também!