Notícias SAÚDE & NUTRIÇÃO

15/04 Páscoa - História e Símbolos

Fonte: Freepik

 

História da Páscoa

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais.

 

A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascoe. Na Grécia antiga, este termo também é encontrado como “Paska”. Porém sua origem mais remota é entre os Hebreus, onde aparece o termo “Pessach”, cujo significado é passagem.

 

Para os Hebreus, a data é a celebração da libertação do povo hebraico da escravidão do Egito. Toda história se encontra no livro de Êxodo, no Velho Testamento. Segundo a Bíblia, Deus abriu uma passagem no Mar Vermelho para o povo Hebreu passar e fugir dos Egípcios. É aí que está o sentido da palavra Pessach.

 

Durante as festividades da Pessach é feito um jantar especial de comemoração chamado “Sêder de Pessach”, que tem como objetivo de reunir toda a família. O Pessach judeu é comemorado por sete dias.

 

Já no cristianismo, a Páscoa é uma festa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia, Jesus Cristo foi morto e crucificado para salvar a humanidade e, após 3 dias, ressuscitou. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão as Igrejas e participam de cerimônias religiosas.

 

A Páscoa Cristã é comemorada no primeiro domingo após a primeira lua cheia da Primavera, ou seja, entre os dias 22 de Março e 25 de Abril. Tal data foi estabelecida pela Igreja no primeiro concílio de Niceia, no ano de 325 d.C.

 

Os símbolos da Páscoa

O coelho foi associado à páscoa pelo fato de ser ao longo da história um símbolo de fertilidade, esperança e vida.

 

Esse simbolismo por trás da figura do coelho é muito antigo, tendo se originado ainda na época das primeiras civilizações.

 

Já o hábito de trocar ovos surgiu na Europa, entre os cristãos primitivos.

 

Os ovos eram presentes que simbolizavam o surgimento de uma nova vida, a ressurreição. Entretanto, estes ovos não eram comestíveis, muito menos de chocolate.

 

Essa deliciosa tradição surgiu bem mais tarde na França. No Brasil, as figuras de coelhinhos e dos ovos foram trazidas por imigrantes alemães no final do Século XVII.

 

Nutricionista: Giovana A. Servija