Fonte: Freepik
No dia 31 de Março se comemora o Dia da Saúde e Nutrição, conforme definido pelo calendário oficial do Ministério da Saúde.
A data chamou atenção para a prática da boa alimentação e sugere uma reflexão sobre como são feitas as escolhas dos alimentos para as refeições diárias.
Hoje as pessoas passam mais tempo fora de casa e cada vez mais comem “de forma errada”. Esta data, passa a dar mais importância à comida do lar, de voltar às preparações simples, como o arroz com feijão, o guisadinho de verdura, a salada e uma carne.
A preocupação é em orientar a população para o consumo de alimentos mais saudável possível, dando ênfase as frutas como: a banana, a laranja, o mamão e a maçã, por exemplo, na alimentação diária.
Vamos ver algumas recomendações para fazer uma alimentação diária mais saudável:
- Inicie o seu dia com um pequeno almoço completo, equilibrado e saudável. Para isso consuma leite ou seus derivados, pão escuro, de mistura ou cereais integrais e não se esqueça de incluir fruta fresca.
- Faça pequenas colocações entre as três refeições principais e uma pequena ceia antes do deitar.
- Reduza a quantidade de sal que usa para a produção dos alimentos, opte por usar ervas aromáticas e especiarias frescas para que os seus alimentos fiquem mais apetitosos. Não adicione sal fino aos pratos já confeccionados, para isso evite levar o saleiro para a mesa.
- Não adicione açúcar ao leite, chá ou café, procure habituar-se ao sabor natural destas bebidas. Evite consumir produtos ricos em açúcar (ex.: produtos de confeitaria e pastelaria, chocolates, gelados, rebuçados, mel, sobremesas açucaradas, gomas, refrigerantes, determinadas bolachas, etc.). Estes alimentos só devem ser consumidos ocasionalmente e de preferência após uma refeição.
- Inicie sempre o almoço e o jantar com uma sopa rica em hortaliças e legumes; faça destes alimentos (em salada ou preparados de outras formas) um acompanhamento fundamental do seu prato.
Lembre-se: “Para terminar a refeição em beleza, a fruta é a melhor sobremesa!”.
Prefira a fruta a outro tipo de sobremesas mais açucaradas. Nos intervalos entre as refeições, “engane” a fome comendo uma fruta.
Chá e infusões sem adição de açúcar são uma maneira saudável e saborosa de consumir água, pois procure tomar bastante água durante o dia. Evite os refrigerantes e bebidas artificiais à base de sumo de frutos que são geralmente pobres em nutrientes e ricas em açúcar.
Reduza o seu consumo total de gordura, diminua não só a quantidade de gordura usada para cozinhar e temperar, mas também o consumo de alimentos com elevado teor de gordura (ex.: margarina, banha, manteiga, produtos de charcutaria e salsicharia, natas, molhos pré-preparados industrialmente, caldos concentrados, toucinho, massas folhadas, etc.)
Se adicionar gordura aos seus assados no forno, que seja apenas azeite e em pouca quantidade. Evite o consumo de alimentos fritos, pois estes contêm grandes quantidades de gordura, prefira os grelhados.
Supervisora Operacional e Nutricionista da Tempero Certo: Rosemeire Macchi