Foto: Google Imagem
Ingredientes
8 flores de abobrinha (orgânicas, sem agrotóxicos)
½ peça de ricota fresca
Um punhado de queijo parmesão ou grana padano ralado fresco
Algumas folhas de manjericão
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de água com gás gelada
2 col. de sopa de fermento
Óleo para fritar
Modo de preparo
1. Limpe as flores retirando as pontas verdes da base e o estigma, aquela parte dura bem no centro da flor, onde tem o pólen. Para isso, abra a flor com cuidado e puxe com os dedos ou corte com uma tesoura. Lave-as bem, dentro e fora. Deixe secar um pouco.
2. Faça o recheio misturando a ricota com o queijo ralado, tempere com uma pitada de sal, pimenta do reino e as folhas de manjericão rasgadas ou picadas. Misture tudo bem.
3. Recheie as flores com a ajuda de uma colher de chá e feche-as com cuidado, apertando com a mão.
4. Prepare a massa. Misture a farinha com o fermento e uma pitada de sal. Adicione a água com gás gelada e bata bem até obter uma massa homogênea e levemente líquida, se ficou muito grossa, com cara de massa de bolo, pode adicionar um pouco mais de água, ou vice versa.
5. Aqueça uns 2 dedos de óleo em uma panela ou frigideira. Quando estiver bem quente comece a fritar as flores. Mergulhe-as na massa, deixe escorrer o excesso e frite, umas 3 ou 4 por vez. Deixe dourar de um lado e vire-as. Assim que dourar o outro lado está pronto. Salpique com um pouco de sal e sirva na hora, quente e crocante.
Nutricionista: Giovana Araújo Servija